Não é preciso fazer uma lista de recomendações para saber o que estamos fazendo. Mas muitos críticos sentem necessidade de definir parâmetros sobre seu ofício. Uma maneira de formalizar, para si mesmo, essa atividade que tem tanto de subjetiva.
Encontrei o decálogo abaixo numa matéria do El Pais de Cine, suplemento cinematográfico do jornal espanhol El Pais, que sai toda semana com as estreias recentes e outros artigos.
Numa homenagem ao crítico Fernando Lara, transcrevem seu decálogo profissional, que reproduzo abaixo. Deixo em espanhol porque acredito que ninguém tenha dificuldade com esse idioma, e também para preservar o sabor do original.
De resto, repito o óbvio. Transcrever alguma coisa não implica endossar de maneira acrítica o pensamento do autor. Apenas acho que seja de interesse geral e, em particular, daqueles que ainda se ocupam em colocar por escrito suas ideias sobre o cinema ou sobre algum filme em particular.
De resto, Fernando (me parece) tenta apenas descrever uma ferramenta que ajustou ao longo de sua carreira e serve para sua própria mão. Talvez possa ser útil a outros.
DECÁLOGO
1.- Ante todo, has de sentir pasión, vivir el estremecimiento estético y haber adquirido conocimiento del arte cuyas obras vas a analizar.
2.- Abordarás cada crítica como un trabajo de creación, pero sabiendo siempre que eres un intermediario entre la obra y el espectador, nunca el protagonista.
3.- Facilitarás todas las coordenadas y datos que ayuden al lector, y posible o futuro espectador, a un mejor conocimiento y comprensión de la película analizada.
4.- Irás directamente al objeto de tu crítica, sin perderte en meandros ni en derivaciones que solo dificultan su lectura y comprensión.
5.- No aportarás datos eruditos, cinematográficos o de otras disciplinas, que para nada sirvan: solo para querer demostrar cuánto sabes de cine o de esas otras materias.
6.- No harás únicamente juicios valorativos, aunque de tu escrito se acabe deduciendo la valoración global que efectúas de la obra.
7.- Jamás te sentirás por encima de quienes, habitualmente con gran esfuerzo, han realizado la película.
8.- No serás nunca ni insultante ni despectivo con la película ni con sus responsables. Siente empatía hacia ellos y hacia el público.
9.- Utilizarás un lenguaje accesible y bien elaborado, que pueda ser comprendido por todo el mundo.
10.- Estarás al día sobre la teoría, la historia y la estética cinematográficas, así como en general de las principales expresiones culturales, para que tu crítica consiga el sustrato del que alimentarse.
(Work in progress. Continua)
Leia a série completa de A arte da crítica
Ou na página do Facebook: A arte da crítica
Zanin: seria bacana um compilado de todos os números da arte da critica juntos para leitura total, o que achas? Muito.obrigado mais uma vez por dar luz a está profissão tão difícil.
Enviado do Yahoo Mail no Android
Oi, Diogo. Obrigado pelo comentário. Os posts estão todos no blog, em ordem do mais recente ao mais antigo. Você sugere outro tipo de leitura? Abraço